Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Encontro de Mães, Pais e Responsáveis.

Posted by flaviosaudade em 17/05/2010

O primeiro após o dia 12 de janeiro.

 

 

No ultimo sábado, 15, o Gingando pela Paz realizou mais um encontro de responsáveis; o primeiro após o terremoto do dia 12 de janeiro. Estiveram presentes cerca de 220 pessoas, entre pais, mães e responsáveis de alunos novos e antigos. Um crescimento surpreendente, pois as reuniões anteriores contavam em media com 80 pessoas. O aumento deu-se pela chegada de novos alunos, logo após o sismo.

 

A atividade teve início com uma explanação sobre a capoeira, seguida de uma apresentação sobre o projeto: seus objetivos, metodologia, atividades realizadas e projetos futuros. Foi o momento para as pessoas exporem as suas dúvidas e fazerem comentários. 

Um em particular chamou nossa atenção. Uma das mães relatou que, anteriormente, não deixava os seu filho frequentar a capoeira pois acreditava ser coisa de vagabundo. A observação é muito interessante por duas razões: a primeira pela maior parte dos alunos estarem uniformizados, frequentarem aulas com horários definidos e sob orientação de professores; isso deveria eliminar qualquer tipo de associação com uma prática contraventora. A segunda, é que este mesmo pensamento acompanhou a capoeira por longos anos no Brasil, mesmo após a sua descriminalização com a retirada do código penal de 1850.

Para aproveitar essa oportunidade, convidamos a todos para trabalharem conosco no sentido de divulgarem a capoeira entre seus amigos e familiares, sempre que tiverem a oportunidade. Com isso, todos passarão a conhecer os benefícios que a capoeira oferece. 

Um dos momentos marcantes foi a apresentação dos jovens que estão em processo de formação para assistentes. Estes jovens participam de atividades que visam prepará-los, tanto para a formação em capoeira, quanto para o desenvolvimento de suas aptidões. Dentre as atividades estão a própria formação do conteúdo, dos temas que serão abordados, aulas de cântico e toque de instrumentos, aulas de Língua Portuguesa, em parceria com o Centro Cultural Celso Ortega Terra (CCBH), e atividades extras, tais como treinamentos especiais na praia e visitas. 

 

Neste mesmo sábado, alguns deles participaram do evento de comemoração à Abolição da Escravatura, realizado no CCBH. Na ocasião estiveram presentes alunos do centro e convidados. A participação dos alunos nas aulas do Centro visam aproximar as duas realidades e oportunizar a troca de experiências, posto que a maior parte dos alunos de Centro Cultural atuam em organizações internacionais e pelas regras de segurança não podem visitar Bel Air. 

Os encontros de responsáveis fazem parte do cronograma de atividades do projeto, e estão previstos para o segundo sábado de cada mês. Para o futuro, estão previstas atividades também para os responsáveis, de maneira que todos sintam-se parte e contribuam para o crescimento do projeto, pois o sucesso, sem dúvida, depende de cada um e de todos nós.

D. Roff, Rosa, Claudel e Mordomo

Equipe em ação!

Equipe e alunos trabalhando juntos!

Anúncios

Uma resposta to “Encontro de Mães, Pais e Responsáveis.”

  1. MARIA JOELMA said

    VOCÊS S SÃO DE MAIS…………………

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: