Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Mais do que nunca, celebrando a vida!

Posted by flaviosaudade em 30/01/2010

 

O berimbau toca Iúna. Ele agradece por mais um dia, por mais um reencontro. Ele pede proteção e licença para celebrar. O céu anevoado se abre aos raios de sol; passarinhos param para escutar. Desde muito o seu lamento, seja de dor ou de alegria, seja pela noite ou pelo dia, faz a alma se animar. Ainda que com o sol ou a lua cheia, seja com núvens ou com as estrelas, sua melodia corre solta pelo ar.

 

E sob o comando do berimbau, acompanhado de atabaque e pandeiro, nossos alunos voltaram ao exercício da mandinga e da malícia. Ainda que não tenham chegado todos eles, os que aqui estão nos oferecem um valioso ensinamento de que, apesar de toda dificuldade, das piores agruras, devemos seguir acreditando.

 

 

Todos perderam as suas casas, que apesar de pequenas, eram seus lares. Todos perderam os seus pertences, que apesar de poucos, eram seus. Muitos perderam entes queridos, famílias inteiras; perderam a sua referência de vida, de existência. Porém, seguem firmes na ginga; ainda encontram forças para cantar, ainda encontram coragem para sorrir.

 

Antigos e novos, compartilhando conhecimento, descobrindo juntos, crescendo juntos. Juntos tornando mais presente a esperança e mais forte o sonho. 

 

O assistente Depoté conversando com uma criança

Em cada movimento, uma escolha, uma afirmação. Em cada ataque, cada defesa, a certeza de que tudo na vida é um “sim, sim, sim; não, não, não”. 

 

 

 

Este pequenos grandes heróis, que fazem ainda maior e dão sentido à capoeira, que nos ensinam que não há exercício mais dignificante e que nos torne mais fortes do que o exercício de amar.

Assistam alguns vídeos das nossas atividades neste novo ciclo.

Alecrim fala aos alunos novos o que é a capoeira, e o que é preciso fazer para aprender. “Precisa respeitar o seu mestre, não brigar”

Aula de ritmo com alunos novos. Samba Lê, Lê!

Aula de ritmo com alunos novos. Atividade que acorre pelas manhãs e atende crianças de Kay-nou.

Primeira aula no novo ciclo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: