Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Novos Sorrisos

Posted by flaviosaudade em 29/01/2010

 

Menino olha as tendas montadas em Kay-Nou

Kay-nou* hoje, definitivamente, é a casa de todos. Cerca de 1600 pessoas estão ocupando inúmeras barracas. Famílias inteiras, mulheres, homens, jovens e crianças. Compartilham o mesmo espaço, para pegar água, cozinhar, viver. Claro, essa já era uma realidade forte entre eles, porém hoje eles estão ainda mais juntos.

Aos poucos, vamos tentando dar continuidade às nossas atividades. Hoje, mais do que nunca, ações como tratamento e distribuição de água, construção de latrinas, colheta de lixo e limpeza, atendimento medico, são extremamente importantes. Somados a isso, o levantamento de informações da população que estão sendo atendidas, e o apoio aos grupos de risco, crianças, mulheres e feridos.

 

 

E é deste grupo que nos chegaram mais alunos, quase que triplicando o número pessoas; crianças das mais variadas faixas etárias, adolescentes e jovens. Novos sorrisos, novos olhares, novas esperanças. Uma energia contagiante que nos embala e protege.

 

 

Aos poucos, chegam mais e mais, de todas as partes, de todas as idades. Olhares que chegam curiosos, outros desconfiados; alguns se deixando embalar pelo som do berimbau sem qualquer cerimonia, outros resistindo um pouco ainda, alguns tantos carentes…

 

 

Aos poucos, a capoeira vai tecendo os laços de fraternidade e de comunhão; mentes que sonham, corações que vibram juntos, almas que celebram a dádiva de existir, a oportunidade da presenciar o grande espetáculo da vida, que apesar das provas, e de serem tão duras muitas das vezes, como diria gonzaquinha, continua sendo sempre desejada.

 

Viver e não ter a vergonha de ser feliz

Cantar e cantar e cantar

A beleza de ser um eterno aprendiz…

Anúncios

Uma resposta to “Novos Sorrisos”

  1. andrea dum. said

    A via de reconstrução também se dá por vontade , muito amor, espírito fraternal e zelo.Encontramos a luz que nunca se apaga mesmo nas sombras.A mão de Deus.
    Diante de toda a situação delicada, surgem olhares distantes, encolhidos, com sorrisos a brotar, uns até já brotaram , um pouco de timidez, desconfiança,misto de incerteza…mas no íntimo de cada um , o mesmo desejo recomeçar.
    Parabéns pelo texto-emocionante, pela capacidade de colocar vida nessas palavras.
    Deus abençoe essas milhares de vida que recomeçem , e a de vcs todos que ministram essa missão fraternal .
    Muita Paz e Amor .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: