Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Berimbau deu chamada. Capoeira respondeu: Estou pronto!

Posted by flaviosaudade em 29/01/2010

 

 

Quando o berimbau toca, o coração vibra; quando as vozes se lançam no espaço, faz com que se movimente o espírito. Berimbau faz a Paz e faz a guerra; uma guerra pela Paz. E este é o momento, para uma nova guerra; a guerra onde as armas são a esperança, a coragem, a fraternidade e a fé. 

E foi sob salva de palmas que eles foram recebidos, Aila e Ligeirinho, irmãos queridos, malungos* desta jornada terrena.Que vieram “Gingar pela Paz” pela paz há cerca de 8 meses. Sem sombra de dúvida, um ganho precioso para o projeto, para as crianças, principalmente. 

Fomos juntos para o Brasil, para passar as férias de final de ano, ansiosos para rever pessoas queridas. Por um esquecimento meu, deixei de comprar as nossas passagens de retorno ao Haiti. Vôos lotados! Previsão para o fim de janeiro somente. Ansiedade para voltar, desejo de permanecer mais alguns dias… Após muito esforço, consegui marcar a minha passagem, na véspera, para o dia 8. E os dois ficaram. 

Por fim, assistiram todos os acontecimentos de longe, com o coração na mão, não tenho dúvidas. Falávamos pela internet todos os dias. Estavam preocupados conosco, com os amigos, com as crianças. Devem ter sido dias muito difícieis para eles. 

E fim, chegaram. Fizeram sorrir àqueles que não paravam de perguntar por eles. Não havia um dia sequer sem que alguns perguntassem. “Quando Aíla vem?”. “Onde está o ligeiro?”. A minha resposta era a sempre que estavam vindo. Mas, particulamente, estava temeroso quanto a vinda deles. A situação era ainda muito tensa, o sentimento de insegurança era ainda maior. Não poderia mesmo pôr em risco a segurança deles. Por mais que eles desejassem ouvir o chamado, e estivessem prontos para isso, eu temia muito por eles. 

Porém, o coração falou mais alto e o chamado foi feito. Devo dizer que seguido de uma algria imensa dos dois. Assim que soube o Ligeiro prontamente disse: só estava esperando ouvir isso. A Aíla: já estou com as malas prontas! E chegaram trazendo uma forte energia, que me veio num momento em que eu estava pedindo por ela; uma energia que nos renovou e nos deu mais força e coragem para seguir em frente. 

Ligeirinho e Aíla reecontrando o Cambaxirra e a Carrapicho

 

Infelizmente, nem todos que gostariam de estar conosco puderam vir [ainda]. Trata-se do meu irmão Nó-Cego, e a Beija-Flor, que estiveram conosco poucos dias atrás, em nosso I Batizado. Momento que nos trouxe uma felicidade imensa, indescritível! Não posso esquecer de outra pessoa querida, que feito “louco” saiu da República Dominicana para o Haiti em compahia de um repórter, o nosso irmão Kazan, que também esteve aqui para o evento. E, claro, ao meu mestre, Marcos Wagner, que também esteve conosco para o evento, e que certamente passou dias e noites bastante apreensivo. 

 

Alecrim e Aíla

 

A estes, “loucos” sonhadores de um mundo melhor, Soldados da Paz, Guerreiros da Luz, rendo todo o meu respeito, carinho, amizade e fraterno amor. Sem sombra de dúvida, o que nos une é algo bem maior, assim como creio seja a nossa missão. Tenho fé que estamos juntos, e juntos ainda poderemos contribuir muito para o novo momento pelo qual passará a humanidade, através da nossa arte-capoeira. 

Peço a Deus que nos ilumine, inspirando os nossos corações às boas inspirações e que consigamos ser ferramentas para esta grande obra.

 

Alecrim, Aíla, Manteiga e Emília

Uma resposta to “Berimbau deu chamada. Capoeira respondeu: Estou pronto!”

  1. Cacá said

    maravilha Flávio
    essa família Capoeira é a que nos dá mais forças para lutar e continuar sonhando com o seu poder de fazer um mundo melhor e mais humano!!!
    grande abraço de todos da família Zungu
    e de coração, espero poder ajudá-lo de alguma forma, seja aqui, ai, ou em qualquer lugar do mundo…
    axé

Deixe um comentário

 
