Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Berimbau já fez chamada, já é hora de lutar…

Posted by flaviosaudade em 18/01/2010

Domingo, 17 de janeiro, 18:30

 

Hoje a alegria voltou a fazer morada no meu coração. Hoje, graças a Deus, pude ver o sorriso dos meu alunos, das minhas crianças. Pude abraça-las, beijá-las, olhá-las nos olhos. Após dias de ansiedade, fui até Kay-nou. E que felicidade foi reencontrá-las, ver aqueles olhinhos brilhando de felicidade. 

Ao passar pelas ruas de Bel-Air já ouvi o chamado de um deles: Iê capoeira!”. Era o Canário, que acenava, feliz, em meio a multidão. E mal cheguei a Kay-nou, logo fui rodeado de crianças. Elas surgiam em meio às tendas, inúmeras delas. Vinham gritando o meu nome, perguntando pelos outros, pela Aíla, Linheiro, Beija-Flor, Paollo (Nó Cego). Eufóricas seguravam em minhas mãos, abraçavam-me, beijavam-me o rosto. Por mais que escrevesse aqui, por mais que virasse a noite esmerando-me em frente ao computador, não conseguiria descrever o meu sentimento naquela hora. E nem tenho essa pretenção. 

Caminhamos para ver como estavam as coisas, para ver as pessoas. Eles acompanhavam-me, agarrando minhas mãos, meus braços. Enquanto caminhávamos mais apareciam e juntavam-se ao grupo. Quando percebi éramos uma pequena malta caminhando entre as barracas. Mães e pais vinham falar conosco, nos abraçar, saber dos outros. E chegavam mais e mais. E meu coração desejando que mais chegassem… 

Nos dirigimos ao espaço da capoeira. Paredes no chão e boa parte do telhado caído. Até pouco tempo aquele espaço estava colorido, florido de pessoas… Uma grande festa para o nosso primeiro batizado e entrega de cordas e para comemorar o nosso primeiro aniverário. Um ano juntos, de muita luta e suor. Porém, o sentimento foi de esperança, apesar dos inúmeros tijolos pelo chão. E apesar das paredes caídas, pude ver um grande horizonte pela frente. E isso me encheu de força e esperança. Esperança que se fortaleceu com as palavras de um Rubem emocionado: vamos construir um espaço ainda melhor! E eu tenho certeza que sim. 

Reunimos as crianças em uma roda. Bem, tentamos, pois haviam muitas crianças que não faziam [não faziam] parte do projeto. Conversamos bastante, elas muito atentas e cobrando atenção dos mais novos. Logo eles perguntaram se podiam vestir seus uniformes. E bastou ouvir um sim e saíram correndo para as barracas. Voltaram com uniforme. Claro, aqueles cuja a casa não havia desmoronado… 

Nos reunimos sob uma árvore. O berimbau rompeu o silêncio. A Inúna pediu licença e chorou as vítimas, aquelas que deixaram o jogo desta existência para habitar uma nova morada. Pediu luz para os que se foram, proteção e força para os que aqui ficaram. E em cântico celebramos o ontem, o hoje e o amanhã. Celebramos a dádiva de estarmos vivos e saudáveis. Naquele momento, éramos um. A dor de um era a dor de todos, assim como a alegria, a esperança e a fé. Cantamos, enquanto eles desejam jogar o jogo, dar pernada e ficar de pernas para o ar. Faltou-nos espaço, mas não para o nosso cantar, que percorreu todo espaço. Faltou-nos comida, mas não a força para as nossas palmas. Cantamos, jogamos bola, conversamos… 

Dos 150 alunos, 70 encontramos ou tivemos notícias. Alguns é possível que tenham ido para as províncias, para a área rual, ao perderem as suas casas ou em busca de melhores condições de sobrevivência. Uma das alunas ficou ferida, ainda não sabemos se grave. Mas, GRAÇAS A DEUS, nenhuma notícia de perdas. 

A imagem de muitos, muitos outros permanecem em nossa cabeça. E em nosso coração o forte desejo de reencontrá-los bem, com saúde, para que se juntem mais uma vez a nós nada roda, para que podemos seguir juntos Gingando pela Paz, pela Esperança, pela Vida, por um mundo, efetivamente, melhor.

Assiste a um vídeo das crianças do Gingando pela Paz após o terremoto

10 Respostas to “Berimbau já fez chamada, já é hora de lutar…”

  1. Inez said

    Parabéns Flávio, por esta força e este trabalho humanitário que no momento é mais que uma cultura , é um conforto e uma esperança para este povo, sempre tão sofrido e agora mais com uma trajédia desta. Pensei muito em você no ocorrido, que bom que esteja bem e nada tenha sofrido. Cuide-se bem!
    Axé, Inez.

  2. Katia said

    Estou dando graças a Deus por essa notícia linda!

  3. Gio said

    Isso primo força, fé em Deus e olhe para frente!!!
    Tenho certeza que Deus é contigo para te ajudar nessa nova luta para te abençoar e te guardar de todo mal!!!
    Fica com Deus e continue a fazer desse nosso mundo um lugar melhor!!!

  4. Cláudio Fagundes said

    É isso aí Flávio. Criança é sinônimo de esperança, de nova vida…
    Deus abençoe voces.Estamos acompanhando e orando.

  5. Priscila said

    Olá Flávio, também sou capoerista e estou acompanhando as noticias dos seu blog. Fico feliz em saber que se reencontrou com grande parte de seus alunos e que eles estão bem. Ficarei rezando por todos.

    Abraços do Brasil,

    Priscila

  6. Eduardo Faial said

    Oi Flavio,

    Espero que deus lhe ajude a dar continuidade a este trabalho magnifico!todos nós esperamos que este mesmo deus ajude estas pessoas a reconstruirem suas vidas, reconstruirem seus lares e laços!

    Que a capoeira continue levando a esperança, dando força e contribuindo para o renascimento e reconstrução desse povo.

    Parabéns pela força! e que deus os ajude ai!

    Um grande abraço,

    Eduardo Faial

  7. Venusiana said

    Que boa notícia! Fiquei com lágrimas nos olhos! Imagino a força que esse momento touxe para todos.

  8. Ei Flávio! Fiquei emocionado com o teu relato, e muito feliz de que vc esteja bem, assim como oa maioria dos seus alunos, e que a Capoeira possa estar presente aí, levantando o astral de todos com sua energia ancestral, ajudando sua comunidade a dar a volta por cima.
    Que tudo corra bem, melhore, que Deus proteja vcs e que o berimbau traga paz e progresso! Axé!

  9. Albertina said

    A força da capoeira! O momento, o mais importante: momento da reconstrução. Deus lhes dê forças e proteja seu gingado, Flavio.

  10. Cacá said

    Fantástico… Não existe maior graduação de Mestre do que uma atitude dessas… Iê viva meu DEUS

Deixe um comentário

 
