Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

A situação de nós brasileiros na casa

Posted by flaviosaudade em 14/01/2010

 10:00 am

No dia anterior, fizemos uma reunião para decidir se nos juntávamos ou não aos outros brasileiros no Centro Cultural do Brasil, situado em Pétion Ville, em uma parte um pouco mais alta da cidade, onde a Embaixada está funcionando, provisóriamente. Uma sugestão da própria embaixada. No entanto, tendo em vista que somos um grupo relativamente grande, e os recursos de comida do CEB também estão limitados, o grupo optou por permanecer na casa e esperar um pouco mais. 

Desligamos as luzes por volta das 9 horas para poupar combustível. Ouvíamos muitas pessoas caminhando na rua (o muro da casa é alto). Elas pareciam caminhar de um lado para o outro, falavam alto. E confesso que fiquei um pouco tenso com aquela multidão. 

Dormimos mais uma noite fora da casa, no quintal. A noite foi fria, bastante fria. Nos dividimos entre os colchões, os estrados (destas camas que se dividem em duas partes, não me recordo o nome). Pela tarde o céu estava carregado, ameaçando chover. Por sorte chuviscou muito pouco e as estrelas tomaram conta do céu para nos fazer companhia. Olhando assim para elas, parace que está tudo bem, que lá fora não há milhares de pessoas desabrigadas, sequer pessoas sob descombros aguardando serem resgatadas. 

Acordamos, se podemos dizer que dormimos, com as pessoas na rua falando alto. Elas falavam sobre a necessidade de estarem juntas neste momento, de serem solidários umas com as outras. Parece que a cada dia o número de pessoas aumentam nas ruas. E só Deus sabe quando voltarão para as suas casas. Com os novos tremores o clima é de medo. Eu mesmo tenho medo de ir ao banheiro, onde estava no momento do primeiro tremor. A sensação de estar dentro de casa me causa insegurança agora; portas fechadas, nem se fala. 

Após checar se tínhamos conexão com a internet, tomamos um rápido café, sempre com a preocupação de consumir somente o necessário, e nos preparamos para ir à Kay-Nou, em Bel Air.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: