Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Cité Soleid: a Maré Haitiana

Posted by flaviosaudade em 17/09/2009

  

Faixada de uma das casas de Cité Soleid

Faixada de uma das casas de Cité Soleid

 

Cité Soleid é um dos bairros da Capital Porto Príncipe que ficou conhecida pelos intensos conflitos em meados de 2003. Um triste momento que rendeu até um filme intitulado Massacre em Cité Soleid. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas pelo que dizem a produção mostra claramente a onda de violência que lavou de sangue as ruas. E as marcas ainda podem ser vistas nas paredes e muros de casas; cenário que lembra muito algumas comunidades do Rio de Janeiro. 

É o caso do Complexo da Maré, um conjunto de favelas situado na Zona Norte da cidade  que assim como Cité Soleid carrega as marcas causadas pelo conflito entre gangues armadas. No Rio um exemplo pode ser visto entre as comunidades da Nova Holanda e o Morro do Timbau, a chamada “Faixa de Gaza”. Inúmeras perfurações de armas de fogo, dos mais variados calibres fazem as casas parecerem um queijo suiço. Em uma escola que fica exatamente na divisa encontramos os vidros das salas de aula quebrados, paredes perfuradas e pode-se ter uma pequena idéia dos tormentos que professores, alunos e funcionários são obrigados a passar.   

Em Cité Soleid as marcas da guerra permanecem, nas casas, nos corpos, na memória daquela gente; como um açoite que não cessa e que aflige a todos sem distinção. No entanto, pelo pouco que pude ver, assim como em algumas comunidades do Rio de Janeiro, encontrei uma gente cheia de vida e de esperança que sabe celebrar muito bem a alegria de viver e que, tenho certeza, encontrará o caminho para por fim a este julgo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: