Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Capoeirando em Cité Soleid

Posted by flaviosaudade em 17/09/2009

  

 

No sábado, 5, alguns alunos do Gingando pela Paz se apresentaram em uma Colônia de Férias em Cité Soleid, um dos bairros da capital Porto Príncipe. O convite veio pelo Comitê Olímpico Hatiano que realiza o evento todos os anos objetivando despertar em crianças e jovens o interesse pelo esporte e fomentar o espírito de equipe. Esta edição contou com o apoio da Embaixada do Brasil e do Batalhão Brasileiro de Força de Paz. 

 

Soldados da Paz e Guilhermo, representante da Embaixada do Brasil

Soldados da Paz e Guilhermo, representante da Embaixada do Brasil

 

Ao chegarmos deparamos com uma quantidade enorme de crianças que se expremiam sob um sol escaldante para assistir as diversas apresentações. Street Dance, danças folclóricas, manobras com bicicletas… Não faltaram atrações. Cada movimento era acompanhado por olhares atentos, por aplausos e gritos de euforia. 

 

 

Começamos a armar os berimbaus e logo estávamos cercados. É um arco! Dizia uma criança. Não é! respondia outra… Curiosidade total. E bastou o berimbau começar a “falar” para elas compreenderem que estavam diante de algo que elas jamais tinham visto até então. Era possível ver claramente em cada semblante o fascínio misturado ao estranhamento. 

 

 

Iniciamos a entrada sem que a maior parte do público soubesse o que iríamos apresentar. E enquanto no microfone o mestre de cerimônia falava ao público sobre a capoeira e o projeto caminhávamos com nossos alunos ao som do berimbau. 

 

 

 

A apresentação foi rápida pois o chão estava extremamente quente com o forte sol que fazia naquela manhã. Mas, os alunos deram o seu recado e, certamente, deixaram muitas crianças com desejo de aprender as negaças da nossa arte-manha. 

 

  

 

Após a apresentação nos dirigimos para uma escola próximo dali onde os alunos descansaram e almoçaram. Coisa rara para muitos, sabemos, acostumados a fazer uma refeição apenas por dia. Após enfrentar o sol e o chão quente era momento de relaxar e aproveitar. 

 

  

 

 

Agredecimento ao Comitê Olímpico Haitiano, ao Embaixador Igor Kippman que nos indicou para a apresentação, e a toda produção que trabalhou duro para a realização deste importante evento. No próximo ano estaremos lá, com certeza. Quiça contaremos com a presença de algumas crianças de Cité Soleid na roda.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: