Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Encontro de Responsáveis e Roda para Aniversariantes

Posted by flaviosaudade em 09/09/2009

 

 

No último sábado, 29, realizamos mais uma reunião de mães, pais e responsáveis. E neste exato instante penso que deveríamos mudar o título de “reunião” para encontro. Explico. Sinto que talvez o termo reunião tenha um caracter sério, formal demais. Enquanto que encontro me parece soar mais suave, menos formal, prazeroso até em muitas circunstâncias. E é exatamente o que desejamos para cada encontro com os responsáveis dos nossos alunos, que este seja um momento prazeroso, alegre, onde poderemos compartilhar idéias e percepções; onde poderemos refletir juntos sobre como a capoeira tem ajudado no desenvolvimento das nossas crianças e de que maneira ela poderá contribuir ainda mais para a formação de cada um de seus filhos.

 

 

 

Como ocorreu nos dois encontros anteriores o clima no início foi de reunião. E para evidenciar ainda mais essa característica no horário marcado, diferentemente das duas oportunidades anteriores, às10 da manhã, a maior parte das cadeiras já estavam ocupadas. Tivemos a presença de cerca de 60 responsáveis. Semblantes sérios, posturas rijas. Iniciamos informando os eventos realizados no mês, dos eventos previstos, relembramos a importância da participação de cada um deles para a continuidade do projeto… uma brincadeira aqui e outra ali… e logo estavam mais relaxados e participativos. E um momento especial marcou a transição do sentimento de reunião para o de encontro: a entrega dos crachás dos alunos.

 

 

 

O que poderia ser uma coisa simples, apenas um documento de identificação, possui uma representatividade bem maior. Ele representa pertencimento, e a própria materialização dele. Os crachás, mais que um instrumento para a nossa organização, é uma divida antiga que tínhamos com os nossos alunos. Após divulgarmos que cada aluno teria o seu crachá eles não paravam de perguntar quando o “bem-dito” chegaria. E eis que chegou a hora. Para nós o cracha é um instrumento de educação, pois a criança terá de ser responsável por cuidar do seu crachá, assim como é responsável pelo seu uniforme, claro, em parceria com os seus pais.

 

  

 

A Roda do mês e a Comemoração dos Aniversariantes

 

 

Após a reunião realizamos a nossa roda mensal juntamente com a primeira comemoração dos aniversariantes do mês. Como não poderia faltar a nossa primeira comemoração contou com bolo, um deles com o nome do projeto. Agradecimento especial a Rachelle Pavilus, da administração do Viva rio, que nos ofereceu essa bela supresa. O momento especialíssimo contou com a participação dos pais que puderam assistir seus filhos apresentarem o resultado de todos esses meses de muito treino e dedicação.

 

 

 

 

Para nós esta pequena comemoração foi uma vitória pois a nossa equipe trabalhou duro para realizar enfrentando problemas de toda ordem. Um deles verificamos em uma anamnese que realizamos juntamente com as inscrições. Algumas crianças não possuem certidão de nascimento e sequer sabem o dia em que nasceram, assim como os seus pais. Outras são órfãs, moram com parentes ou na casa de outras pessoas, e por aí vai. Desta forma, acreditando ser a comemoração do aniversário um dos fatores básicos para a formação da cidadania, bem mais amplo que o sentimento de pertencimento, um sentimento de SER, verdadeiramente, decidimos incluir a comemoração em nossas atividades, ainda que tenhamos que escolher uma data de aniversário para algumas crianças ou ainda comemorar pelo simples fato de estarmos juntos por mais um mês. 

 

 

 

 

 

E chegou a hora de partir o bolo!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: