Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Escola e Capoeira: uma parceria de sucesso

Posted by flaviosaudade em 19/08/2009

 

O ser humano está em constante evolução e sem sombra de dúvida o estudo é um passo fundamental para isso. Seja na educação formal ou na dita não-formal, ambas fazem parte da construção de cada um. E para a nossa alegria, hoje alguns de nossos alunos poderão se beneficiar de ambas formas de educação. Em parceria com o projeto Tambou Lapé, ou Tabores pela Paz, mais um projeto do Viva Rio, 3 deles poderão frequentar a escola. A escolha é feita através de um sorteio, ou, como eles chamam, Tirage. O sorteio faz parte de um acorde de paz que o Viva Rio mediou entre líderes comunitários que até então rivalizavam-se pelo poder. O acordo prevê, dentre outras ações, a promoção do diálogo em busca de uma cultura de paz e de entendimento e o sorteio de bolsas para crianças dessas áreas, caso não tenha ocorrido mortes por assassinato. 

A possibilidade de oferecer escola para nossas crianças é um passo importantíssimo para o projeto, considerando que a maior parte das crianças não estão ou nunca frequentaram a escola. A capoeira oferece uma oportunidade muito especial para o aprendizado e a sua parceria para a educação formal tem produzido belos resultados. Desta forma, esta oportunidade vem fortalecer ainda mais o nosso trabalho. Na segunda, 24, teremos mais uma tiragem, onde seis de nossos alunos serão sorteados e terão garantidos os estudos. E mais que isso, garantido o direito de desenvolver-se e de buscar a realização dos seus sonhos. 

 

A Capoeira da Escola 

No Brasil a capoeira está presente desde muitos anos nos espaços educacionais e em alguns Estados já existem projetos que prevêem a sua inclusão no currículo escolar. Movimento que já possui alguns bons resultados, como é o caso do Rio Grande do Sul, onde a Federação Riograndense de capoeira assinou um convênio com a Secretaria de Educação daquele estado para a instrodução da capoeira nas escolas públicas. De certo que a capoeira já está presentes nas escolas públicas faz tempo, no entanto esta formalização é uma vitória para todos nós que desejamos ver a nossa arte/luta brasileira devidamente valorizada e incluída na formação do nosso povo. 

É sobre esta parceria, capoeira e escola, que fala o livro dos amigos Mestre Gladson e Vinícus Heine Capoeira: Instrumento Psicomotor para a Cidadania, fruto do trabalho e da dedicação no Projete Liberdade Capoeira. A obra chama a atenção para a diferença entre capoeira na escola e capoeira da escola. Leitura importantíssima para aquele que se esmeira na difícil tarefa de educar, ela oferece ainda inúmeras atividades para serem realizadas com crianças, pais, jovens e adultos. Vale a leitura, a releitura, o estudo, a prática, e acima de tudo a ousadia, como os amigos Gladson e Viníus reforçam bem. Gostaria de agradecer uma vez mais aos amigos pelo exemplar que nos fora ofertado e dizer que já estamos planejando diversas atividades com os nossos alunos. 

Capoeira e Escola, uma parceria de sucesso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: