Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

O Tabuleiro da hatiana também tem

Posted by flaviosaudade em 26/06/2009

 A Culinária Haitiana

 

Apesar do problema da fome, a culinária haitiana é bastante diversa. Uma variedade de pratos que lembram muito a brasileira, principalmente pelo consumo do arroz e do feijão e pela utilização de temperos e pimenta. Não poderia ser diferente, assim como o Brasil o Haiti é uma páis tropical e ainda mantém muito forte o traço da cozinha africana. Ainda não contam com uma feijoada como a nossa, infelizmente, mas desfilam um arroz cozido no feijão que lembra vagamente o nosso baião-de-dois, e uma variedade de pratos com cabrito bem à moda nordestina. 

Assim como a cozinha brasileira eles também possui gostos peculiares, como a carne de gato. Um hábito que me espantou apesar de no Brasil vez ou outra eu degustar de um churrasquinho de gato com farofa no final da noite. Claro, espero que seja apenas crança popular, porque se eu souber ser esta realmente a procedência da carne, não passo nem perto. A relação que tenho com o bichano não me permitiria tal proeza. Inda mais quando o gato é criado e engordado justamente para o abate. Como fez o nosso tradutor certa vez. Segundo ele, após criar por meses o felino, o abateu sem dó nem piedade e o meteu no espeto. 

 

Acra e repolho

Acra e repolho

 

Outro hábito é comer macarrão pela manhã. Tudo bem que após uma noitada às vezes acordamos com a barriga roncando tanto que até aquele macarrão que sobrou da noite anterior pode cair bem. Mas, particularmente, gosto mesmo de um bom pãozinho francês com manteiga e café. Mas, esta é uma das minhas maiores dificuldades aqui quando o assunto é manter-me firme nos hábitos brasileiros (pelo menos os meus). É incrivelmente difícil encontrar um pão francês fresco aqui. Até porque, pelo que parece, não tem nenhuma padaria. A maior parte dos pães são encontrados nos supermercados ou nas ruas, do tipo forma ou de hamburguer; alguns com algumas noites nas costas. O ideal é levar ao fono e não deixar esfriar, pois do contrário vira um bastão de maculelê. Mas, estando ele quente acompanhado de um bom azeite… realmente é uma boa pedida para a entrada no almoço ou no jantar. Essa é uma das especialidades do restaurante do Hotel Oloffsom.

No Oloffsom, após o pão uma das opções é o Poulet, o nosso famoso frango, à Criole; que pode ser acompanhado com arroz, bananas fritas, legumes e um molho apimentado. O prato custa mais ou menos 250 Goudes, algo em torno de 7 dólares. Ou então, para os amantes do “ bife-com-batatas-fritas”, o Filet de Bouf com arroz e, claro, fritas. Se a pedida for frutos do mar, Crovets, ou seja, camarão, a 500 Gourdes, Poisson, peixe. Ou um afrodiziáco Lambi. Além desses pratos é possível degustar saladas como a Cesar e a Grega, com deliciosos queijos. 

Indo para Petion-Ville podemos encontrar vários restaurantes: cozinha italiana, japonesa… Fora outros mais reservados – alguns bastante rústicos – possíveis de serem descobertos aos poucos, principalmente para quem está em regime de contenção de despesas. E para quem joga nesse time a saída é encarar um dos pratos de restaurantes populares ou as barracas pela rua. Carne, frango grelhado, bananas fritas e, é claro, bastante pimenta. O prato sai em torno de 150 Gourdes, mais ou menos 3 dólares. Uma diferença e tanto para quem joga na defesa… do bolso. 

 

 

Banca com comida na rua

Banca com comida na rua

 

Para quem deseja sentir o gostinho de Caribe a dica é pegar a estrada e seguir para uma das belas praias ao norte ou ao sul. É possível desfrutar de belas praias ainda virgens e degustar uma boa lagosta à beira-mar com  um rumsauer, a versão caribenha da nossa caipirinha que leva rum no lugar da nossa tradicional cachaça.

Não tenho dúvidas de que a culinária haitiana é bem mais rica e diversa. Estou seguro que com o tempo poderei postar outros patros e especialidades. Principalmente os doces, onde podemos encontrar a cocada. Realmente, o tabuleiro da mulher haitiana também tem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: