Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Gotas de Esperança

Posted by flaviosaudade em 14/06/2009

 

 Visita a Escolinha de Futebol da Petit Troll

 

 

Muitos já devem ter ouvido a história do Colibri que sozinho tenta apagar um incêndio na floresta. Enquanto todos animais corriam apavorados ele voava ligeiro, indo e voltando de um lago, derramando pequenas gotas de água nas chamas. Um leão, vendo suas idas e vindas lhe criticou dizendo que de nada adiantaria todo aquele esforço. Enquanto que o Colibri lhe respondeu que estava apenas fazendo a sua parte. 

Quantas vezes nos privamos de fazer o bem acreditando que não adiantará muita coisa? Que não podemos mudar o mundo? Quantas vezes pensamos que não existe solução para tantos problemas? Quantas vezes nos omitimos de estender a mão? Quantas pessoas preferem se fechar em uma casca e ignorar que no mundo existem pessoas que sequer tem o que comer ou beber? 

Indubitavelmente, todos fazemos parte da mesma seara, ou floresta, e colhemos o que plantamos. Se existem problemas, estou seguro, existem soluções. Soluções que muitas das vezes não precisam ser mirabolantes. Basta apenas acreditar, ir até o lago do coração, tomar algumas gotas e derramar nas chamas. Ainda que seja uma pequena gota, tenho certeza que fará grande diferença, principalmente para a semente que ainda está no solo esperando para nascer.  

E hoje pela manhã tive a alegria de ver mais algumas gotas que estão sendo derramadas sobre as labaredas que teimam em castigar o Haiti. À convite da Lone visitei a escolinha de Futebol da Petit Troll, nas imediações de Delma 33. Por um momento senti-me estar no Brasil, em um dos inúmeros campos de várzea. Muitas crianças; meninos e meninas uniformizadas treinando duro sob o sol quente. Faltou o samba e o churrasco para eu acreditar estar no meu país, mas não faltou a alegria…

 

 

 

 

Assim como a capoeira, o futebol também oferece muitas ferramentas para a educação. Durante os treinos, muito além de aprenderem a chutar ou conduzir bem uma bola, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a respeitar o próximo e, principalmente, a lidar com suas frustrações. Um desses momentos pude testemunhar enquanto observava o treino. Um dos meninos, chateado por não ter recebido o passe, saiu do campo e sentou. Pensei em ir até ele e dizer que deveria voltar, que deveria enfrentar a situação. Mas, não foi preciso. Após alguns segundos ele se levantou e voltou para o jogo. Ainda que pareça um fato normal, acredito que neste momento ele venceu um batalha. E tenho certeza que as possibilidades dele ter a mesma postura na vida, seja profissional ou pessoal, é muito grande.

 

 

  

Após o treino fomos almoçar na Petit Troll. Uma felicidade grande ver as crianças almoçando, satisfeitas, felizes… Alegria qe não tem tamanho. Quiça um dia poderemos ver essa mesma alegria em nossas crianças no projeto; após um dia de treino poder sentar e almoçar. Eu tenho um sonho….

 

 

 

   

 

 

E assim como na história do Colibri, as gotas não pararam por aí. Ainda pude visitar um casa construída pelos jovens do acampamento anterior (veja Apresentação na Petit Troll) que mudou a vida de uma família inteira.  Antes eles dividiam um pequeno cômodo de 2×2. Hoje eles contam com uma casa arejada, com quarto, sala, cozinha e banheiro; paredes brancas… A outra é a assistência que a Lone, e os jovens da Petit Troll estão oferecendo para uma menina chamada Kimberly que sofre de uma doença, ainda desconhecida, que pode cegá-la. Realmente, uma gota pode fazer muita diferença! Principalmente quando as chamas alcançam as cercas do seu quintal… 

Agradeço a Lone, agora Colibri, e aos seus amigos pelo convite, pelo carinho. Estejam certos de que para as crianças, para as pessoas que vocês ajudam esta pequenina gota é como um rio, que refresca, que ameniza as suas dores e os fazem crer em dias melhores. Ou que as pessoas podem ser melhores. Parabéns Colibri pela dedicação, esforço e por fazer do amor um exercício, pois esse é o exercício que verdadeiramente importa.

4 Respostas to “Gotas de Esperança”

  1. Oi Flavio! Eu escrevo para você, em Inglês e traduzir em Português, por isso será certamente um pouco estranho, mas divertido! primeiro de todos: desculpa para que eu não estava tão empenhada hoje. Eu só estava muito cansada depois de uma noite sem sono. Obrigado por aquilo que você escreve. Isso me faz querer continuar a fazer ainda mais. Por vezes, perder a esperança Segunda-feira, quando as pessoas fazem um desapontado, como quando construiu a casa para a família e os vizinhos só tenho ciúmes e ácido. Mas quando você conhece um cara que você deseja continuar mais ainda do que antes! Espero que milhares de outros coli tornar-se-á inspirado que pudermos para ajudar a apagar o fogo! Obrigado por voar próximo a mim. Colibli.

    • flaviosaudade said

      Hi Colibri, I was very happy with your comment. I will answer for your email as the reply was a bit long. Okay? Thank you for having translated the text, it is really fun. I should be grateful to be able to fly close to you.

      Hug, Saudade

  2. William "Canelão" said

    Flávio, novamente excelente texto, incrivel que justamente essa semana eu ouvi de alguém “O que você quer com isso? Você acha que sozinho vai mudar o mundo?” o mundo eu tenho certeza que não vou mudar, mas se eu mudar o mundo de apenas uma pessoa, de um jovem, tenho certeza que valerá a pena, estou correndo com o projeto, infelizmente não estou tendo o tempo que gostaria, mas aos poucos, com muita paciência vou colocando no papel e quem sabe em breve não colocarei em prática.

    Abraço!

    William “Canelão”

    • flaviosaudade said

      Canelão, meu camarada. Sempre uma felicidade receber sua visita. Agradeço muito pelos elogios, tenho me dedicado muito para melhorar a escrita, para tentar descrever ao máximo a minha experiência aqui. Certamente, faltam palavras… Siga em frente, pois pedras sempre haverão de existir no caminho. No entanto, elas nunca deverão ser motivo para estancar seus passos. Ainda que eles venham a tropeçar… Só você pode saber quando os teus sonhos passarão à realidade; só você, ninguém mais. Acredite. Se você sonha é porque é capaz de realizar. E se este sonho veio para você é porque você foi o escolhido. Sinta-se feliz e embora você não consiga enxergar as ferramentas que necessita, elas se apresentarão a você em seu caminho, não tenha dúvidas. Siga em frente, sempre!

      Fraternal Abraço

Deixe um comentário

 
