Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

I Reunião de Mães e Pais do Gingando pela Paz

Posted by flaviosaudade em 09/06/2009

 

 

 

No último sábado, 30, realizamos a nossa primeira reunião de pais e responsáveis do Gingando pela Paz. A reunião aconteceu em Kay-Nou e contou com cerca de 60 pessoas. Foi um momento muito especial; os alunos vinham acompanhando os seus pais e faziam questão de nos aprensentar. A maior parte ainda não tinham estado conosco, mesmo pais de alunos que já frequentam as aulas a meses. Muitos de nossos alunos, pelo que soubemos, antes de iniciar no projeto ficavam pelas ruas durante o dia inteiro e seus pais sequer sabiam o que faziam. 

Na hora marcada, pouquíssimas pessoas haviam chegado. O que me deixou bastante apreensivo e com um leve sentimento de decepção, pois esta seria a oportunidade em que muitos deles iriam conhecer o projeto e a capoeira, principalmente. No entanto, logo outros pais começaram a chegar e não demorou para a sala ficar cheia.

 

 

Inciamos falando sobre a missão do Viva Rio no Haiti, sobre a Capoeira e de como ela pode ser últil para a educação dos seus filhos, e sobre a proposta do Gingando pela Paz. Os pais demontraram muito interesse pelo projeto, principalmente sobre o comportamento das crianças. Explicamos a nossa metodologia de trabalho e como utilizamos a capoeira e as oportunidades, os problemas, inclusive, para o ensino.

 

 

 

 

Algumas perguntas interessantes foram feitas. Dentre elas: se os alunos iriam receber algum certificado no curso; por que reuníamos meninos e meninas na mesma aula; se o projeto tinha alguma conotação política; se o projeto era da MINUSTAH… Após responder a todas as perguntas, falamos diretamente a cada um dos pais. Convocamos todos para participarem da construção do projeto, não apenas como pais e responsáveis, mas como membros da família Gingando pela Paz. Procuramos deixar bem claro que a participação deles é essencial para o sucesso do projeto, principalmente no que se refere na observação do comportamento da criança em casa e na escola. Por fim, os convidamos a divulgar o projeto entre as pessoas para que todos saibam o que vem a ser a capoeira e, principalmente para que elas compreendam que nosso objetivo é de compartilhar nossas culturas para o bem de todos. E tenho certeza que, juntamente aos nossos alunos, eles serão os maiores propagadores do projeto.

 

 

 

 

Dois momentos marcaram o encontro: o primeiro, que fez irromper risadas em todos, foi quando um dos pais disse que as crianças não fazem outra coisa pelas ruas de Bel-Air senão movimentos de capoeira. Foi uma felicidade muito grande, pois isso mostra que a semente que plantamos já brotou e está se espalhando por outras paragens. E não tarda para a capoeira se tornar um fenômeno neste país. Quiça o Haiti se tornar o maior pólo da capoeiragem, após o Brasil, claro. O segundo, foi quando passamos vídeos de algumas de nossas apresentações. Um olhar brilhava, um sorriso brotava cada vez que um pai identificava o seu filho nas imagens… Não há palavras neste mundo que possam registrar este momento. Quem sabe as teremos um dia.. Mas, neste momento, elas não são deste mundo.

 

 

Anúncios

2 Respostas to “I Reunião de Mães e Pais do Gingando pela Paz”

  1. Luiz Fernando Goulart said

    Adorei e me emocionei muito com essa reunião de pais. Gostaria de um dia poder contar todo esse trabalho de vocês aí no haiti, em prol da cpoeira e, principalmente, da humanidade. Caro amigo Saudade. O que vocês estão fazendo não tem preço. Aprendi, com o TALMUD hebraico que, quem salva uma vida salva a humanidade. Vocês estão salvando a humanidade. Me pediram para desenvolver um pequeno projeto contando a importância do trabalho social da capoeira em diversos países. Esteja certo que vocês e o Haiti não serão esquecidos.

    • flaviosaudade said

      Saudoso amigo Luiz Fernando, estou muito feliz em ter notícias tuas, sempre bem-vindas!
      Saiba que este é um dos meus objetivos. Tenho certeza que você estará aqui conosco para documentar toda esta maravilha! É a nossa capoeira promovendo uma revolução; revolução que ainda está apenas no começo, não tenho dúvidas. E sou eternamente grato por ser um de seus mensageiros e por ter o seu signo em meu peito. Seguindo a sua orientação, adquiri uma filmadora e uma câmera fotográfica para ir colhendo meterial. Tenho me esmerado em registrar tudo quanto posso. Em breve realizaremos o nosso batizado, quero muito que você esteja aqui. Vamos amadurecer esta idéia?

      Realmente, é assim que me sinto. Cada vez que consigo sentir a mudança em uma de nossas crianças, nas mais problemáticas, principalmente, é como se voz me dissesse que estou no caminho certo, é um tesouro que não tem preço. Agradeço pela lembrança. Conte conosco para o que for necessário.

      Forte Abraço meu amigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: