Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Apresentação na Petit Troll

Posted by flaviosaudade em 06/06/2009

 

Por muitos dias me esmeirei para escrever este texto. Tomado ainda de uma profunda alegria. Por muitos dias tentei passar para o papel uma fração do que senti  e ainda sinto com a experiência que vivi em uma de nossas apresentações. Em fim, tenho certeza de que, mesmo que me esforce ao máximo, que consiga a proeza de utilizar todo o meu intelecto e as inúmeras facetas do nosso rico idioma, nem assim conseguiria alcançar um terço. Porém, ainda que palavras estejam muito aquém de transmitir toda a magnetude das emoções, vamos a elas. 

 

Uma vela que se acende 

Quem poderia precisar o valor da pequena chama de uma vela quando se está em meio à escuridão completa? Quem poderia descrever o olhar de alguém que, estando imerso em trevas enxerga um pequeno pontinho de luz? Quem poderia enumerar os sentimentos que povoam a sua alma a medida em que se aproxima e se vê tomado por ela completamente?

 

Crianças da Petit Troll                                                 Crianças da Petit Troll

 

É isso que podemos verificar cada vez mais no Haiti. A cada dia encontramos mais iniciativas que trabalham para tornar menos difícil a vida dessa gente, para ajudá-los a por fim aos inúmeros problemas que dia após dia os aflige e de, principalmente, inspirá-los acreditar que uma mudança, apesar de difícil, é possível e de que eles são capazes de promovê-la. Ações nas mais diferentes esferas e áreas, com as mais variadas características tem mobilizado pessoas, competências e talentos. 

Uma dessas ações tive a felicidade de conhecer na ocasião de uma de nossas apresentações. Trata-se de uma escola chamada Petit Troll, Pequeno Duende, que atende crianças desprivilegiadas na área de Delma 33, na Capital Porto-Príncipe. Na Petit Troll elas têm acesso à educação gratuita, alimentação todos os dias e são inspirados a praticarem outras atividades, como o futebol. A iniciativa foi fundada em 2000 e desde então tem trabalhado para garantir um dos direitos mais importantes ao ser, o de desenvolver a sua intelectualidade. A escola é mantida pela Stiftelsen Prosjekt Haiti. E o convite veio por uma capoeirista Sueca que tivemos a felicidade de encontrar, Lone, que trabalha na Petit e agora também faz parte da família Gingando pela Paz.

 

 

 

Alguns poderão pensar que é normal oferecer educação e comida para crianças. Porém, em se tratando de Haiti e de tantos outros países que vivem o mesmo problema, é como acender uma vela em meio à escuridão. Ações como esta possuem uma importância incrivelmente grande pois atuam, efetivamente, para mudar a história de inúmeras pessoas que poderiam estar fadadas a uma existência mediocre, não fosse oportunidades como esta que merecem todo nosso respeito. 

Outra ação da Petit é a ”Mamam Troll”, ou Mamãe Duende, criada em 2008 para atuar na alfabetização das mães dos alunos, após ser identificado que eles tinham dificuldade para realizar os trabalhos de casa.  A iniciativa contribui diretamente para mudar uma triste realidade: no Haiti 45% da população é analfabeta.  Bem mais que a alfabetização, que sem sombra de dúvida modifica a relação de qualquer pessoa com o mundo e congiso mesma, elas são inspiradas ao diálogo sobre diversos temas que promovem o comprometimento e participação social. No período de férias, que dura cerca de três meses, a Petit desde 2007 promove acampamentos, quando jovens de outros países têm a oportunidade de vir ao Haiti para trabalharem e conhecerem este país surpreendente. 

Por fim, penso que a esperança é como uma pequena chama de uma vela que se acende na alma. No entanto, após refletir bastante sobre isso nos últimos dias cheguei a conclusão que não somos nós que estamos levando a luz de uma vela para este povo, mas eles é que estão oferecendo para os nossos corações a luz da sua humanidade, que consegue vencer todas as dificuldades e ainda assim serem felizes. 

E que outras velas sejam acesas!

Lone e Ligeirinho

Lone e Ligeirinho

 

Anúncios

4 Respostas to “Apresentação na Petit Troll”

  1. Roseana Kipman said

    Amigo:

    O bonito disto tudo é que sempre que uma luz se acende ela nunca mais pode ser apagada, pois quem a viu não esquece do brilho… Quando uma mente é aberta e aprende, nunca mais volta a ter o mesmo tamanho. O amor e a dedicação que você oferece nunca será esquecido e a capoeira definitivamente, é o seu passaporte para realizar milagres como este.

    Sempre orgulhosa do que você faz e do que você representa.

    Um beijo, meu amigo.

    • flaviosaudade said

      Rosena, amiga e irmã de luta. Deixarei os títulos de lado, se me permite.

      Fico sempre muito feliz em receber os seus comentários. Palavras carinhosas e repletas de energias positivas que nos acompanha e acompanharão, sempre. Apesar dos inúmeros problemas não consigo deixar de acreditar nas pessoas, no potencial humano. E não tenho dúvidas de que a capoeira tem um importante papel para a construção de uma nova sociedade, livres de tantas mazelas que trazemos de outras épocas, que retarda nossos passos rumo à evolução. Sou grato pela oportunidade de estar ao lado de outros tantos nesta dignificante missão de promover a Paz. Temos muito ainda pela frente!

      Fraternal Abraço

  2. Marcello said

    que isso saudade.. adorei as fotos, fico feliz que esteja conseguido alcançar seus objetivos aí meu querido amigo. percebo o sorriso, pouco visto nos haitianos e o brilho nos olhos esperançosos por uma vida melhor.

    saudade de ti Saudade.

    Marcello

    • flaviosaudade said

      Grande Jatobá, como você está meu amigo?

      Que bom que gostou das fotos. Foram feitas com celular, mas agora compramos uma câmera para melhor a qualidade ainda mais. Agradeço demais pelas palavras, de coração. Temos trabalhado bastante e graças a Deus conseguido muitas realizações.

      Muita saudade, demais. Mas, em breve estarei por aí. Vai preparando o tam-tam meu camarada, o samba vai rolar.

      Forte Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: