Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Apesentação no Festival Internacional na Union School

Posted by flaviosaudade em 01/06/2009

        

Na última sexta-feira, 22, os alunos do Gingando pela Paz marcaram presença no Festival Internacional na Union School, escola americana situada em Petion-Ville. O evento contou com representantes de diversas nacionalidades: pais e alunos que fazem desta escola um belo exemplo de comunhão entre as diferenças.

 

Maria Rosa e Rosa Maria

Maria Rosa e Rosa Maria

 

Através de belas fotos, uma variedade de artefatos e músicas, livros e comidas típicas nossos alunos e o público presente tiveram a oportunidade de entrar em contato com a cultura de diversos países. Dentre eles: Peru, Colômbia, Nigéria e Senegal – que impressionaram com seus belos tecidos e com a beleza da mulher africana – Honduras, El Salvador, Haiti – que desfilou a sua rica culinária e artesanatos –  e, claro, o Brasil, que pôs à mesa um feijãozinho amigo e brigadeiros. O estande foi  decorado com o sempre presente apoio da Embaixada do Brasil, que através do Centro Cultural Celso Ortega Terra cedeu fotos, revistas, livros e o mais importante, uma Bandeira Nacional.

 

Brasil

Brasil

 

Estande da Colômbia

Colômbia

Senegal

Senegal

 

El Salvador

El Salvador

 

A beleza e as cores da África

A beleza e as cores da África

 

A abertura do evento foi um dos momentos mais marcantes. Os países eram anunciados e entravam carregando as suas bandeiras em pequenas comitivas. E no momento em que um samba remixado anunciou a entrada da comitiva brasileira a emoção tomou conta de todos, enquanto a Bandeira Nacional tremulava radiante. O Festival contou ainda com apresentações de danças típicas de cada país. 

E o Gingando pela Paz fechou o evento com uma bela e animada roda que, tenho certeza impressionou e ficará na memória dos que estiveram presentes. A apresentação representou um momento muito importante pelo fato de a maioria dos alunos serem provenientes de Bel-Air, bairro que ficou marcado pelo seu histórico de violência e que, por tanto, sofre ainda hoje com a discriminação e o preconceito, assim como ocorre com as favelas e os seus moradores no Brasil.

Naquele momento, a capoeira foi a resposta das nossas crianças. Confira pelos links abaixo:

Entrada do Gingando pela Paz

Apresentação do Gingando pela Paz

Anúncios

2 Respostas to “Apesentação no Festival Internacional na Union School”

  1. Lone Havemose said

    Hello:)

    Just wanted to let you know that i also have a blog, litensympatiskdrit.blogspot.com . But it’s not as official as yours, only my friends and my family read it. I have written about you and your project in it, i hope thats ok! Its in swedish but you can always look at the pictures:) See you at training!

  2. Roseana Kipman said

    Sempre juntos. É assim que os brasileiros trabalham no Haiti. Temos todos, civis e militares, o mesmo objetivo: ensinar a paz e mostrar caminhos. Agregando a isto nossa dedicação, nosso conhecimento e nosso amor.

    Parabéns por nos representar tão bem.

    Beijos, meu amigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: