Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Puro-Sangue

Posted by flaviosaudade em 18/05/2009

 

Puro-Sangue: um exemplo de coragem

Puro-Sangue: um exemplo de coragem

A capoeira oferece uma oportunidade maravilhosa para laços de fraternidade serem tecidos. Laços estes que podem se perpetuar e durar para a vida toda. Independente do tempo que permaneçamos juntos ou das experiências que compartilhemos esses laços podem ser tão fortes que mesmo o tempo não é capaz de desatar. E quando todos compartilham do mesmo sentimento a capoeira é como um só corpo. E como um só corpo, quando uma parte sofre todo o corpo sente. 

Essa experiência vivi bem forte dias atrás quando uma de nossas crianças chegou com um ferimento em um dos braços; uma queimadura por ferro de passar roupas que recebera de uma mulher após derrubar um vasilhame na cabeça do seu filho. O ferimento estava à mostra e não tinha recebido qualquer tratamento, exceto uma camada de pasta de dentes que a sua mãe, certamente com o intuito de aplacar a dor, teria passado. 

Não foi o primeiro caso e infelizmente parece não será o último. No entanto, este chamou mais a atenção pelo nível da violência. É difícil, revoltante, perturbador pensar que alguém, por qualquer que seja o motivo, seja capaz de ferir uma criança, inda mais num grau tão grande perversidade.  

No primeiro momento tratamos de levar a criança para um posto de saúde para receber os primeiros cuidados, o que nos tomou boa parte do dia. Foi um momento bastante difícil, doloroso mesmo vê-lo se contorcer em dores a medida que a enfermeira limpava o ferimento. Ele tentou se manter forte, mas sendo uma criança, não segurou as lágrimas por muito tempo. E posso dizer sem medo de errar que chorei com ele. Um choro por dentro de incorformação e revolta; não apenas pelo fato, mas por todo conjunto um de coisas: pela violência a que são sumariamente submetidas as crianças, pela falta de proteção e ineficiência das autoridades, pelo descaso das pessoas, pela minha limitação de não poder fazer mais por elas… 

Em fim, devemos por as mãos até onde alcançamos. Mas, o coração, este podemos colocar no lugar onde moram os nossos sonhos. E o meu está no momento em que situações como esta sequer ocuparão a memória de nossas crianças. Para ele, mais que para qualquer um foi doloroso este momento. E mesmo que a ferida cure, e já está bem melhor, as marcas serão bem mais profundas. De qualquer forma, sou imensamente feliz e grato a Deus pela oportunidade de compartilhar com ele este momento. E sinto mesmo, no fundo do coração, que o vínculo que já tínhamos cultivado entre nós não poderá ser desfeito por mais que os anos passem e as coisas mudem. 

E pela sua coragem em enfrentar este momento tão difícil ele recebeu o seu apelido: Puro-Sangue.

Anúncios

6 Respostas to “Puro-Sangue”

  1. Juliana Sakae said

    Olá Flávio,

    sou estudante de Jornalismo e pretendo ir ao Haiti em julho deste ano para realizar uma pequena oficina de vídeo e foto com crianças de Les Cayes. Será que você poderia entrar em contato comigo? Gostaria de conversar mais sobre a cultura haitiana e a documentação necessária para se ir ao Haiti.

    Muito obrigada!
    Juliana Sakae

    • flaviosaudade said

      Prezada Juliana,

      Não sei por qual motivo, mas o seu comentário foi para a pasta de spam. Acabei de responder pelo seu e-mail.
      Será um prazer poder ajudá-la. Estou mais feliz em saber do seu trabalho com as crianças em Les Cayes. Sê bem-vinda ao Haiti!

      Abraço,

      Saudade

  2. Neila said

    Muito lindo o trabalho de vocês. Parabéns!

  3. William - Canelão said

    Flávio,

    Muito bom o texto, as experiências relatas são motivadoras, e mostra o quanto a capoeira pode ajudar na formação de crianças.

    “devemos por as mãos até onde alcançamos. Mas, o coração, este podemos colocar no lugar onde moram os nossos sonhos”

    Forte abraço!

    Axé!!!

    • flaviosaudade said

      Caro Amigo, como vai?

      Acredito que devido a correria, e alguns problemas de conexão, não tenha respondido ao seu comentário. Perdoe a negligência, mas não foi por querer.
      Bem, na dúvida, irei responder. A capoeira pode ajudar e muito na formação de seres humanos. Todas as características, valores essenciais para que uma pessoa se realize na vida, seja pessoal ou profissional. Ela oferece recursos para o desenvolvimento pleno do ser. Estou certo disso, como também estou certo de que os benefícios que a nossa arte oferece e a contribuição que ela dará para a evolução da humanidade ainda é desconhecida. É uma revolução silenciosa esta, que está se expandindo, se alastrando cada dia mais e mais. A revolução da consciência universal, onde todos são por todos, e todos são como um só.
      E adivinha onde está o meu coração? Está lá, neste momento em que estaremos acordados o suficiente para compreender que isso. E foi a capoeira quem me levou e que me guia neste caminho.

      Forte Abraço meu amigo.

      Esteja sempre bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: