Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Bel Air é verde… de esperança!

Posted by flaviosaudade em 17/05/2009

 

No dia primeiro de maio, em que foi comemorado o dia do trabalhador e da árvore, realizamos a nossa primeira roda na rua. A roda fez parte do lançamento da campanha Bel Air et Vert, ou Bel Air é Verde, que objetiva alcançar uma nova qualificação para o bairro que hoje é considerado uma Zona Vermelha pela ONU, por conta da onda de violência do passado.  

Estiveram presentes, entre outras autoridades, o Sr. Luiz Carlos da Costa, Adjunto principal da Secretaria Geral da ONU no Haiti, o  Embaixador e a Embaixatriz do Brasil no Haiti Sr Igor e Roseana Kipman, a Diretora da Fundação Africamérica Bárbara Prézeau, Rubem Cesar Fernandes, pelo Viva Rio. Na ocasião foram plantadas 300 mudas, cultivadas no canteiro de um dos projetos do Viva Rio em Bel Air.

Foi um momento extremamente importante para todos. Cerca de 80 capoeiristas, vestidos de branco, caminhando pelas ruas de Bel Air em direção à Praça da Paz. Berimbaus, atabaque, pandeiro, crianças e adultos; mandávamos o nosso recado: capoeira chegou para ficar, créditos ao Vinícius e Banden. Infelizmente, esta primeira caminhada não foi documentada, senão na lembrança e no coração. Mas, a apresentação…

 

Particularmente, acredito que a qualificação como Zona Vermelha não reflete mais a realidade de Bel Air, pois os níveis de violência estão bem abaixo de Cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, onde grupos fortemente armados impoem “leis” e o terror em diversas comunidades. Onde assistimos assaltos em sinais de trânsito, à pedestres e em plena luz do dia. No Haiti a classificação como Zona Vermelha perpetua um estigma que vem contribuindo para produzir profundas mazelas. A mudança seria um importante passo para adentrar definitivamente em um novo momento, de desenvolvimento, reconstrução, renovação.                                                             

 

Por fim, mais que uma caminhada o momento um sinal efetivo de que Bel Air realmente é verde, e verde de esperança.

 

 
Anúncios

Uma resposta to “Bel Air é verde… de esperança!”

  1. Roseana Kipman said

    Querido Saudade:

    Que alegria e orgulho chegar na praça de Bel Air ao som do berimbau e de sua poderosa voz comandando a mais bela roda de capoeira vista no Haiti. Orgulho de ser sua amiga. Orgulho de ser brasileira. Obrigada pelo excelente trabalho.

    Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: