Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Gingando pela Paz no Festival de Aquin

Posted by flaviosaudade em 14/04/2009

 

 

À convite do Centro de Estudos Brasileiros Celso Ortega Terra, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, o Gingando pela Paz  participou no ultimo sábado do Destination Aquin / Festival Caraïbéen de Musiques et Danses Traditionnelles. O festival reuniu durante quatro dias artistas de diversos países e contou com várias atrações. Além da capoeira, conferências, feira de artesanato, teatro de rua, ateliês de iniciação musical, transformaram a pequena vila num verdadeiro “mosaico de expressões artísticas”.

 

A equipe do Gingando pela Paz contou com 15 pessoas, dentre eles 11 alunos, que demonstraram muita maturidade ao se apresentarem em um palco para um grande público. A apresentação contou ainda com a participação especial de Zé Renato, diretor do CEB, que reforçou o refrão. Para nós foi uma alegria imensa a participação de nossos alunos em um evento desta magnetude. E tenho certeza que isto irá representar muito em suas vidas. Acostumados a serem hostilizados, naquele dia eles foram o centro das atencões, eles foram os artistas.

 

 

 

Ligeirinho Saudade e Nó-Cego

Ligeirinho Saudade e Nó-Cego

 

 

 

 

 

 

 

 

Para fechar a participação com chave de ouro, ou melhor, como cavaquinho e atabaque, a representação brasileira contou ainda com a participação especial dos músicos Lúcio Sanfilippo, Marcelo Mattos e Tomas Miranda, que fizeram todos cairem no samba.

 

 

 

Sobre Aquin

 

Aquin está situada ao sul do Haiti a 138 Km da Capital Porto-Príncipe. A vila de 70 mil habitantes era chamada de Yakino pelos indígenas, seus primeiros habitantes. Com a colonização todos foram extintos, iniciando logo em seguida o tráfico de negros para o trabalho escravo.

 

 

Mais informações sobre o festival:

 

www.destinationaquin.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: