Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

A capoeira e os laços de amizade

Posted by flaviosaudade em 27/02/2009

 

Saudade e Cambaxirra

Saudade e Cambaxirra

 

 

Em algumas horas estarei voando para o Brasil; pisando novamente na minha terra… A ansiedade é grande demais, são quase 5 meses longe. Cada minuto que passa a saudade aperta mais o peito, e lembranças e imagens povoam a cabeça.

 

Passar tanto tempo em outro país, sem dúvida, é uma experiência muito enriquecedora. Porém, não é qualquer um que consegue tal proeza. É preciso muita perseverança, estar muito consciente da importância daquilo que está fazendo e do objetivo que deseja alcançar. É preciso manter o olhar sempre para o horizonte, mas sem esquecer de onde e de como está pisando. Mas, é importante pisar com a segurança de quem sabe o que faz e o quê quer. E o coração deve ser sempre a nossa bússola, pois ainda que tudo pareça confuso, ainda que sejam muitas as escolhas e os caminhos, ele sempre saberá qual deles devemos seguir.

 

No entanto, é ele mesmo quem diz que a minha casa é grande e que a minha família cresceu. Que mesmo estando no Brasil, parte dele permanecerá aqui no Haiti. Parte dele continuará com cada um de nosssas crianças, assim como parte de cada uma delas vai comigo. Felicidade grande sentir isso, pois nem que desejasse poderia me sentir só.

 

A capoeira tem muitas magias. Uma delas é tecer laços de amizade; laços que são fortalecidos dia-a-dia com a convivência, com a troca de experiências. Seja você quem for, seja qual tenha sido a sua educação, seja qual for a sua cultura ou o idioma que você fala, onde quer que você esteja, sob o signo da capoeiragem somos todos uma grande família universal.

Anúncios

9 Respostas to “A capoeira e os laços de amizade”

  1. Cabeleira said

    Flavio, toda vez que entro no seu blog vejo o quanto o seu trabalho é árduo e sincero. Parabéns, camarada! O que você fez (e faz) pelo Haiti ninguém consegue mais tirar.
    Abraço,
    Cabeleira

    • flaviosaudade said

      Caro Cabeleira, como vai meu camarada?

      Desculpe a demora em responder. Chegando ao Brasil foram tantos compromissos que somente agora pude acessar o blog. Fiquei muito feliz com a sua visita e pelo comentário. Saiba que todo produto é a soma do esforço de cada um de nós. Sei bem que você carrega o signo da nossa arte e luta dia-a-dia para que ela se fortaleça. Dividimos o front nesta luta!

      Forte Abraço,

      Saudade

  2. Canelão said

    Flávio, como o Cabeleira falou, parabéns pelo trabalho, constantemente converso com as pessoas de fora do mundo da capoeira sobre seu trabalho e o poder da capoeira na formação de uma criança, e mais uma vez obrigado pela força e pelo blog.

    Agora uma pergunta, com sua vinda para o Brasil o blog continuará sendo atualizado? e como ficará esse projeto no Haiti? Desculpe a curiosidade..

    um forte abraço e que Deus te abençoe e seus alunos também.

    axé!

    Canelão

    • flaviosaudade said

      Grande Canelão, é sempre muito bom receber notícias tuas.

      Agradeço muito pela divulgação e torço para que o seu projeto inicie o quanto antes. Muita gente já deve estar aguardando, viu? Tanto para participar, quanto para trabalhar por ele.

      Retorno ao Haiti no próximo dia 18, provavelmente. Mas deixei duas pessoas dando continuidade. O trabalho continua, não pode parar!

      Abraço e que Ele esteja com todos nós sempre.

  3. Anderson said

    Prezado Flavio;

    Suas palavras profundamente me emocionaram e desejo a você boa sorte nessa sua aventura e te dizer uma coisa: o Brasil é somente o seu quintal, agora meu caro falta o resto do mundo para você desbravar!
    Um abraço.

    Anderson Souza

    • flaviosaudade said

      Grande Anderson,

      Fala de mim, mas vejo que já está bastante afiado com a arte de Machado… Fiquei muito feliz com o seu depoimento e com o seu e-mail, de verdade. Feliz em te reencontrar e saber que já está colhendo frutos na sua caminhada. Tenho certeza que na próxima vez que te reencontrar você já terá galgado mais alguns degraus. É bom estar no quintal, mas, como você disse ainda falta todo o resto para desbravar.

      Forte Abraço

  4. me said

    Hola,
    no faze portuguese pero espero que puedes comprenderme si yo escribo en espanol o Ingles.

    I did not know that you there were capoeira courses in Haiti. I am from Haiti. Anyway, that’s really nice. I have been learning capoeira since last year.
    PAZ

  5. Sara Bali said

    Caro Contramestre Saudade,

    Encontrei o seu blog por conscidência no momento em que pesquisava sobre projetos sociais com crianças e jovens. Devo dizer que estou bastante emocionada com o trabalho. É bastante visível a dedicação, o carinho que vocês oferecem para estas crianças. Particularmente não tinha idéia de que a capoeira poderia oferecer tanta possibilidade! Hoje estou muito curiosa em conhecer mais as nuânces desta arte.

    Parabéns pelo trabalho e que ele continue a crescer e despertar a consciência de cada vez mais pessoas. O Haiti é um privilegiado em poder receber de vocês este ensinamento.

    • flaviosaudade said

      Prezada Sara, como vai?

      Peço desculpas pela demora em responder ao seu comentário. Estou no Brasil neste momento para tocar algumas coisas do projeto. Fiquei imensamente lisonjeado com as suas palavras, feliz por ele ter contribuido em despertar em você o interesse por esta arte que tanto tem para oferecer. Para nós é um privilégio pode compartilhar nossa cultura com o povo haitiano e de poder vivenciar a cultura deles; uma cultura rica que merece ser apreciada. Para longe de todos os problemas daquele país, sua cultura é um dos elementos que, sem dúvida, irão contribuir para a mudança.

      Continue nos visitando, pois nosso objetivo é oferecer novas informações sempre.

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: