Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

O Carnaval brasileiro e o K-naval haitiano

Posted by flaviosaudade em 25/02/2009

 

 

 

Assim como no Brasil a folia também tomou conta do Haiti nos últimos dias. Na capital Porto Príncipe diversos palanques foram montados para receber os milhares de foliões que tomaram as ruas para celebrar o K-naval haitiano.

 

 

Trios elétricos, sorteio de carros, pessoas fantasiadas, grupos de Rara que, a exemplo dos blocos, arrastam multidões pelas ruas com suas cornetas, barraquinhas e muita festa. Tudo muito parecido com o carnaval brasileiro. Porém, com algumas peculiaridades. Uma delas é que no pré K-naval as escolas promovem bailes para os seus alunos. A maior parte delas aderem a folia e uma pequena multidão se concentra em seus portões. É comum encontrar pelas ruas os pais acompanhando os seus filhos que seguem com o rosto brilhando de purpurina. Uma festa e tanto para elas que não possuem tantas opções de divertimento.

 

 

 

Quem deseja aproveitar o K-naval longe da cidade tem de enfrentar um trânsito caótico.  Leva-se cerca de uma hora para sair da capital; carros, caminhões, motos disputam cada metro, muitas das vezes na contra-mão. Pelo caminho encontramos tap-taps abarrotados de foliões até o teto. Um verdadeiro carro alegórico.

 

 

Jovens fazendo barricadas para pedir dinheiro

Jovens fazendo barricadas para pedir dinheiro

 

 

Pegando a estrada para o sul nos deparamos com pequenas barricadas de jovens fantasiados que param os carros para pedir dinheiro para brincar o K-naval. Encontramos com alguns que tinham seus corpos cobertos de carvão e outros fantasiados de policiais carregando armas de brinquedo.

 

Mas, como no Brasil, após a folia tudo volta ao normal, assim como os problemas que por alguns dias foram esquecidos. É hora de varrer os confetes e serpentinas, guardar a fantasia e retomar a vida.

 

Palanques sendo montados

Palanques sendo montados

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: