Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Água de beber. Água de beber camará…

Posted by flaviosaudade em 13/02/2009

 

 

 

 

A metodologia do projeto está baseada em aproveitar todas as oportunidades para o aprendizado e inspiração à novos valores. Desta forma, erros e problemas oferecem uma rica oportunidade para o ensinamento. Um deles é a distribuição da água ao final das aulas, que no início necessitava um cuidado especial. Era comum um ou outro tentar beber mais ou não esperar ser servido. E isso sempre gerou pequenos conflitos.

 

Aproveitando a oportunidade proporcionada pelos conflitos, iniciamos uma atividade para desenvolver o sentimento de solidariedade e serviço ao próximo. Após o treino, sentamos na roda para a volta a calma, quando fazemos alguma reflexão ou damos algum recado. Neste momento escolhemos dois alunos para ajudar na distribuição dos copos de água, que são passados de mão em mão.

 

Este momento foi inspirado em uma foto que vi na ocasião do Fórum Mundial das Culturas, realizado em em Barcelona no ano de 2004. Duas crianças compartilhavam o mesmo prato de comida e alimentavam uma à outra. Esta imagem me impressionou bastante, pois, acredito, pouca coisa individualiza mais o homem que o ato da alimentação. A mulher ainda transcende isso com o ato da amamentação, um dos maiores gestos de doação de si mesmo, creio. Ou quando dão de comer aos irmãos mais novos.

 

Esta imagem significou para mim um forte exemplo de como podemos aprender a servir. Porém, não o serviço que caracteriza a humilhação, que fere a diginidade. Mas, que eleva, execita a humanidade e fortalece os laços de fraternidade. E este é mais um elemento que buscamos inspirar nos momentos que a arte da capoeiragem proporciona.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: