Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

A necessidade faz o homem, e o homem as oportunidades

Posted by flaviosaudade em 03/02/2009

 

Meninos no Forte Nacional

Meninos no Forte Nacional

A necessidade faz o homem. Este é um ditado que ouço há muito tempo e concordo plenamente. É na necessidade até mesmo que descobrimos as nossas maiores capacidades e quiça nossas melhores virtudes. E no Haiti convivemos com essa realidade constantemente.

Um bom exemplo são os meninos que passam o dia na porta das bases militares para aprender a falar a língua portuguesa. Motivados em aprender o idioma, buscando alguma oportunidade ou mesmo alguns Gourdes, a moeda local, recepcionam os visitantes com um português bem claro.

 

 

Espera Edwin, tradutor e amigo

Espera Edwin, tradutor e amigo

 

E temos diversos casos de meninos como estes que conseguiram boas oportunidades. Como o Steeven, que teve a história mostrada em um dos programas da Regina Casé, e que agora está no Brasil para estudar. E o espera, que trabalha conosco como tradutor e nos assistencia nas aulas. Ambos com uma característica muito importante: a força de vontade. Característica que os levaram a dar uma guinada no rumo de suas vidas e vislumbrar um futuro bem diferente dos que lhe desejaram reservar.

 

Aos poucos, as coisas parecem melhorar. Com a estabilidade da segurança lojas estão sendo abertas, o turismo começa a aumentar e ainda que modestamente a economia começa a dar sinal de vida. E muito embora a situação seja crítica, fica sempre a esperança que mais jovens possam mudar os seus destinos e  lutar pos uma vida digna.

Anúncios

Uma resposta to “A necessidade faz o homem, e o homem as oportunidades”

  1. Salve…

    Muito bom mesmo o trabalho…
    Fico muito feliz que chegaram mais capoeiristas para o grande trabalho que esta sendo realizado. Muito bom mesmo. Se necessitar de alguma coisa só dar uma idéia que farei o possível…

    Fiquem com Deus e muito Axé…

    Axé

    M.Kazan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: