Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Gravação do video para o Carnaval do Haiti

Posted by flaviosaudade em 26/01/2009

 

Aguardando o inicio das gravações

Aguardando o início das gravações

 

No último sábado realizamos a gravação das imagens para o vídeo clip de Bag Nós, música do cantor Izie One que marca a primeira parceria entre elementos dos carnavais do Brasil e do Haiti, que já está sendo veiculada nas rádios haitianas. As imagens foram feitas em Kay-Nou e mobilizou um número expressivo de pessoas, entre a equipe de produção, trabalhadores das obras, figurantes e curiosos e logo estará na tv. Bag Nós, Nossos Anéis, é como um símbolo de comunhão entras as pessoas.

 

E, mais uma vez, a capoeira esteve presente com toda força para surpreender. Isto porque grande parte dos haitianos ainda desconhecem o que é a capoeira. Em nossa aulas vez ou outra contamos com alguns curiosos, mas para a grande massa a arte da capoeiragem ainda é uma novidade. Puder constatar isso muito bem no momento em que começamos a cantar. Olhares curiosos e de estranhamento buscavam entender o que se passava, enquanto as crianças cantavam e batiam palma ao som do berimbau.

 

 

E foi neste mesmo ritmo que caminhamos sobre um terreno pedregoso para formar uma grande e animada roda. Luz, câmera, ação! E a roda teve início. Foi uma felicidade muito grande poder mostrar um pouco da nossa obra. Como Kay-Nou, que começa a nascer dos escombros, assim nossas crianças começam a se re-descobrir, a renascer.

 

 

 

Cambaxirra todo bobo

Cambaxirra todo bobo

  

 

Anúncios

4 Respostas to “Gravação do video para o Carnaval do Haiti”

  1. Maria Cristina said

    Flávio,

    Que beleza, depois mande o vídeo para podermos ver o produto final. Sucesso e parabéns pelo projeto

    Cristina

    • flaviosaudade said

      Oi Dri, que surpresa boa ver o seu comentário. Estamos na luta… As crianças estão cada vez mais empolgadas. Imagina quando todas elas estiverem uniformizadas, etc. O trabalho está indo muito bem e essa participação no carnaval vai ter um reflexo muito positivo em nossas atividades. O clip irá passar na tv do Haiti e certamente a capoeira vai dar um boom. O que para a nossa segurança é muito bom. Enviarei o vídeo assim que ele ficar pronto.

      Beijo grande

  2. William "Canelão" said

    Prazer, sou William mas meu apelido dentro da capoeira é Canelão, sou aluno graduado ainda, estou engatinhando nesse mundo de capoeira, faço parte do Grupo Muzenza de Capoeira, e justamente hoje estava pensando em como atuar como um agente de mudança na cidade em que moro (aliando ensino da capoeira, aulas de cinema e reforço escolar e cidadania)(Sorocaba – Interior de SP) mas sempre batia aquele desanimo e de certa forma um medo, pois é uma grande responsabilidade, e eis que seu blog caiu do céu… eu tenho certeza que nada é por acaso nessa vida, parabéns pelo ótimo trabalho e muito obrigado por dividir suas experiências, que de certa forma me motivaram a tentar algo.
    Um grande abraço! Axé! e o mundo precisa de pessoas como vcs!

    Fiquem com Deus!

    msn: dmanfrinatto@hotmail.com

    • flaviosaudade said

      O prazer é meu Canelão.

      Devo dizer que fiquei muito feliz com o seu comentário e concordo, nada é por acaso nesta vida, tudo tem uma razão ainda que não consigamos alcançar. Este sentimento que vibra no seu coração, como o som de um gunga dos bons, é o mesmo que vibrava e continua a vibrar no meu. Sentimento que me ajuda a seguir adiante e acreditar sempre. Medo? Fique tranquilo, também o tive e vez ou outra ele baixa na roda para me testar. O importante é não deixar que ele vença esta peleja, pois você talvez esteja deixando de realizar belas obras. Acredite, se você ouviu o chamado é porque é capaz de realizar. E se hoje você não possui tantas ferramentas à sua disposição siga em frente pois elas estarão lhe aguardando em teu caminho. Mas, tenha sempre em mente: mais que um privilégio, temos uma responsabilidade de levar adiante este legado que é a nossa capoeira. Legado que ainda tem muito para ensinar, para contribuir para a evolução de todos nós.

      Conte comigo. Como você ainda engatinho nesta arte, mas sempre aos pés daqueles que sempre lutaram por amor e respeito à nossa cultura.

      Ouça o seu coração e siga em frente, pois ele sempre irá te mostra o caminho a ser seguido.

      Fraternal Abraço,

      Saudade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: