Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

O papel do Batalhão Brasileiro (BRABATT)

Posted by flaviosaudade em 20/01/2009

 

Grande bandeira nacional feita com pedras

 

Pelo que pude verificar o Brasil desempenha um papel importante no Haiti, nas questões de segurança e também no aspecto cultural. A atuação do Batalhão Brasileiro, BRABATT, é um exemplo de competência e de defesa dos direitos humanos. Ele integra a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, MINUSTAH. Conversei com alguns haitianos sobre a necessidade da permanência das tropas no país. As respostas foram unânimes. A presença das tropas brasileiras é fundamental para a manutenção da segurança. Certamente, a situação é muito delicada, pois a intervenção internacional, apesar de necessária, acabou criando um ciclo de assistencialismo vicioso, em que a população acabou por se acomodar a viver da ajuda humanitária. É muito comum ver pessoas vendendo as roupas que chegam como doação enquanto crianças são forçadas a andar mal trapilhas, com sandálias aos pedaços.

 

Mas, não tenho dúvidas de que a situação seria bem pior sem este apoio. Porém, é importante que se crie medidas que ajam não somente de forma paliativa, mas que  atendam as demais necessidades da população, como a criação de empregos. Mas, enquanto isso não acontece,  não tenho dúvidas da necessidade da presença do Brasil neste país, pois na falta dos recursos mais básicos, como água e comida, a violência é dos primeiros sintomas a irromper no ser humano. Mas, até o momento ainda nao ouvi relatos de confrontos entre a tropa e a população. Pelo contrário, soube através de um brasileiro que esteve no Haiti na ocasião da última revolta, quando a população enfurecida ameaçava invadir a sede do Governo, que a ação da tropa foi exemplar, preservando não somente a ordem, mas a integridade física das pessoas e dos manifestantes, inclusive. Neste sentido, me sinto muito seguro em afirmar que as forças armadas do nosso país estão à servico da segurança da população. Um exemplo disso foi a atuação do exército no resgate das vítimas do desabamento de uma escola, cerca de um mês atrás, num bairro chamado Pationville. Segundo relatos, a ação foi extremamente importante para que o número de vítimas não fosse maior. Em uma delas, um dos membros da tropa entrou em meio aos escombros e enfrentou o risco de ser soterrado para salvar uma criança, enquanto alguns optavam pela amputação de uma das suas pernas.

 

No Haiti a população sofre com a ausência do Estado e ainda que paliativa, o apoio internacional é vital. E apesar de o exército servir para a garantia da segurança, isso não deve impedi-lo de desemenhar outras funções de ordem social. E é exatamente isso que o diferencia de todas as outras, o carácter humano. Mesmo nas ações de combate ao crime pelas ruas dos bairros mais críticos, a atuação da tropa brasileira é diferenciada e, por tanto, bem recebida pelos haitianos. Desta forma, faz-se necessário que se divulgue as notícias boas, que o bem seja propagado pois ele é maior, sempre. Faz-se mister que valorizemos de fato as boas informações. Pois do contrário, continuaremos a reclamar da violência e de outros males enquanto continuamos alimentando a sua cultura através de filmes, jogos de entretenimento e outras produções.

Anúncios

8 Respostas to “O papel do Batalhão Brasileiro (BRABATT)”

  1. CRISTINA said

    FALEI COM UNS DOS SOLDADOS AÍ DE VCS ADOREI SABER QUE O NOSSO PAIS SERVE PARA ALGUMA COISA BRAVO SÃO VCS SOLDADOS PARABENS ME SINTO HONRADA DE SER BRASILEIRA POR ISSO QUE VCS FAZEM

    • flaviosaudade said

      Oi Cristina, perdoe a demora em responder. No meu caso, não sou militar, estou no Haiti para implementar o projeto Gingando pela Paz, que utiliza a capoeira como arma. No entanto, tenho acompanhado a ação do Exército brasileiro e posso garantir que eles têm realizado um belo trabalho neste país, defendendo muito bem o nome da nossa nação.

      Continue conosco.

      Fraternal Abraço,

      Saudade

      • morgana said

        bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • flaviosaudade said

        Oi Morgana, agradeço pelo comentário e peço desculpas pelas demora em aprovar e responder. Em breve teremos mais notícias.

        Fraternal Abraço

  2. katiane said

    O trabalho realizado, deixa orgulhoso qualquer brasileiro.
    É muito mais que paz e ajuda, é amor, amor ao ser humano.
    Independente da cor, nacionalidade..
    Tenho um amigo no Haiti, falo com ele quase todos os dias, sou extremamente apaixonada com ele e com o seu trabalho.
    ~o site tá de PARABÉNS…

    • flaviosaudade said

      Oi Katiane, te respondi pelo seu e-mail. No entanto, gostaria de lhe agradecer mais uma vez pelo comentário.

      Fraternal Abraço

  3. KIKAGREMISTA said

    Meu filho está no Haiti, to muito orgulhosa, meu filho entre outros vale ouro, mas a saudade dele é enorme, a missão deles no Haiti deixa todos nós brasileiros muito orgulhosos, TUDO PELA PAZ, estamos esperando anciosos o retorne deles.

    • flaviosaudade said

      Olá, peço desculpas pela demora em responder. Os compromissos aqui, onde tudo é tão urgente, muitas vezes nos deixa sem muita energia, ou tempo, para nos dedicar como deveríamos. Seu filho, como tantos outros heróis, estão dando uma contribuição muito importante para a missão que o Brasil está desempenhando, não apenas para com o Haiti, mas para com toda humanidade. Neste momento de transição porque passamos, onde tudo parece estar suspenso, o carisma da nossa nação, a abertura para o novo e a força da nossa cultura mestiça servirá de base para compor aquilo que será uma “nova aurora da humanidade”. Cada um contribuindo com aquilo que tem de melhor em si.

      Fraternal Abraço e obrigado pela mensagem. Sucesso e saúde para você, seu filho e toda a família.

      Saudade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: