Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Kay-Nou, Nossa Casa

Posted by flaviosaudade em 20/01/2009

 

 

Kay-Nou / Nossa Casa

 

portao de entrada

 

A missão do Viva Rio no Haiti é extremamente ousada, devo dizer. Porém, a ousadia sempre foi a sua marca mais forte. Suas atividades ocuparão uma área de 25.000 metros quadrados em Bel Air, um dos bairros mais pobres da cidade, considerada Zona Vermelha pela ONU. Kay-Nou, Nossa Casa, no idoma Criole, será um pólo de oportunidades para uma população que vive em condições de extrema pobreza. Por enquanto, o lugar ainda lembra uma cidade fantasma, salvo as atividades do Gingando pela Paz que já estão acontecendo, alguns trabalhadores das obras e de jovens e crianças que improvisaram um campo de futebol onde enfrentam um local pedregoso para fazer rolar a redonda.

 

Kay-Nou é um marco importante para este momento de recuperação do Haiti e irá contribuir bastante para elevar a auto-estima da sua população. Por hora, ainda é muito difícil imaginar as transformações que ocorrerão com a sua atividade, mas de uma coisa não tenho a menor dúvida: o Haiti nao será mais o mesmo.

Futura sede administrativa
Futura sede administrativa

Aliás, futebol é uma paixão por aqui. E por onde vamos encontramos os fanatics pelo Brasil. Assim que boa parte dos haitianos se dizem torcedores da seleção brasileira. Tanto que na ocasião da goleada em Portugal, eu parecia estar no Brasil de tanto que as pessoas comemoravam os gols. E foram sete. Ou seriam oito? É comum encontrar pessoas vestindo a camisa amarelinha, taxis com a Bandeira Nacional nos retrovisores, paredes pintadas com a imagem dos jogadores, camisas com o  Ronaldinho Gaúcho, etc. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: