Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

O Projeto Gingando pela Paz

Posted by flaviosaudade em 13/01/2009

 

 

logo-final-gingando3

 

 

O GINGANDO PELA PAZ é um espaço para a construção e troca do conhecimento, fortalecimento e disseminação da arte da capoeira. Um espaço de reverência à ancestralidade, de comunhão, de celebração à amizade e a vida.

O Gingando pela Paz utiliza a capoeira como elemento para a formação de cidadãos plenos, conscientes de seus direitos, responsabilidades e capacidades para a construção de uma sociedade mais humana. Para tanto, conta com o apoio de mestres, educadores e demais admiradores desta arte.

 
Linhas de ação:

Dentre as linhas principais de ação temos:

1. A valorização da figura do educador em capoeira, por entender que sua contribuição é de extrema importância à medida em que oferece uma parceria fundamental para a educação e educação para a cidadania.

2. A promoção de ações que mobilizem a sociedade e que fortaleçam o sentimento de comprometimento social e, acima de tudo, contribuam para demonstrar a importância da contribuição da capoeira para o desenvolvimento social e construção de uma sociedade melhor.

 
Atividades realizadas:

Dentre as atividade realizadas temos:

2007 – Sessão de Cinema do Filme Bimba: A Capoeira Iluminada no Cine Odeon para crianças de projetos sociais que oferecem a prática da capoeira em suas atividades

2005 – I Caminhada Gingando pela Paz: SIM pela Capoeira. SIM pela vida. Em apoio à proibição do comércio de armas no Brasil.

2005 – I Encontro Gingando pela Paz.

2003 – Caminhada Brasil Sem Armas. Em apoio à aprovação do Estatuto do Desarmamento.

Seja bem vindo a esta grande roda!

Fraternal Abraço,

Saudade

 

 

 

Anúncios

6 Respostas to “O Projeto Gingando pela Paz”

  1. Ketly de Mesquita said

    Parabéns meu querido irmão,gostei muito do blog!!
    Que esse seu projeto continue beneficiando
    muitos jovens e cresça a cada diaa (:
    beijoooooooooos !!!!

  2. Isto é a prova de que, através da Capoeira, muitas ações podem ser realizadas, mesmo quando em momentos de conflitos como o que acontece no Haiti e que tem sido muito em administrado pelas tropas brasileiras. Parabéns ao Gingando pela Paz. Aproveito pra informar que estaremos colocando um link de seu blog em nosso portal http://www.portalcapoeiradorio.blogspot.com. Quando quiser, mande-nos matérias sobre o trabalho realizado aí que teremos o maior prazer em divulgá-la.

  3. Beija-flor said

    Saudade, muito bom rever momentos tão marcantes em minha vida.
    A capoeira, não é um simples movimento que proporciona uma saúde corporal. Muito mais além, ela é uma ferramenta de grande valor . Em 1985 um psicologo de nome Howard Gardner, nos fala da Teoria das Múltiplas Inteligências, identificando algumas delas como lingúística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Essas foram apenas algumas que estavam sendo estudadas na época. É impressionante, como a capoeira tem a facilidade de desenvolver todas essas inteligências ao mesmo tempo. De uma forma lúdica e prazerosa. Observando o indivíduo como um todo e não por um único ângulo.
    Procure desenvolver estas inteligências durante as atividades realizadas com a capoeira e serás pioneiro em uma nova visão educacional, onde os valores partem realmente dos educandos. Construíndo de fato o que chamamos de aprendizagem significativa.
    Estou a disposição para qualquer dúvida e para trocar experiências e idéias se precisar.
    Beija-flor

  4. erica MESQUITA said

    Boa noite primo!
    Gostei muito do seu projeto, sei que beneficia muitos jovens. Que Deus continue te abençoando e te usando como instrumento para aqueles que precisam sonhar que é possível mudar o seu destino.

    Sua Prima Érica

  5. mestrando faisca said

    fala ai meu irmão!!
    queria dizer q fico muito feliz em v vc representando o nosso pais e a nossa raça , e dizer q vc não tem ideia do que vc representa para todos nós.
    um grande abraço !!!!!

  6. Munyk said

    Olá meu amado primo, olhando esses rostinhos que alegria, vale a pena ficar longe de vc pois mesmo morando distante de ti agora que vc está em outro país a saudade aumenta, que DEUS continue abençõando a sua VIDA te revestindo de força, que que vc é um exemplo de vida de superação para mim…enfim TEAMOTEAMOTEAMOTEAMO…SAUDADES imensas, bjusss se cuida tá…ah a Luanna começou a fazer a capoeira, depois vou tirar fotos para vc ver…tá no sangue.ADAIL.FLAVIO e agora a 3ºgeração…FUI!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: