Gingando pela Paz no Haiti

Relatos de um capoeirista em terras haitianas

Samba e Capoeira no Carnaval do Haiti

Posted by flaviosaudade em 23/01/2009

Assim como no Brasil o Haiti também se prepara para o carnaval, que este ano acontece nos mesmos dias. E lá, como cá a folia tem direito a disputa de melhor música, trio-elétrico e tudo. E enquanto na terrabrasilis esquentam-se os tamborins aqui as cornetas do Rara é que entram em cena. Nas rádios e nas inúmeras bancas de cds piratas pelas ruas (sim, este fenômeno também ocorre aqui) já é possível ouvir os candidatos. E arrisco em afirmar que podemos sentir um clima no ar. O carnaval daqui está entre o carnaval da Bahia e Recife; em alguns momentos muito próximo às batidas do axé, noutras bem próximos ao som do frevo.

Porém, este ano o carnaval haitiano terá será um pouco diferente. A razão é participação do Brasil em uma das músicas que concorrerão ao prêmio. A proposta surgiu da idéia de criar um hit misturando elementos da música haitiana com o samba e a capoeira.

A mistura aconteceu num pequeno e modesto estúdio no bairro de Cafufei. O cantor, Izie One, muito conhecido por aqui, já estava gravando quando cheguei. E após sentir o clima da produção, um mix de reggae e música haitiana, começamos a introduzir os elementos brasileiros. Berimbaus, pandeiro, atabaque e agogô; um após outro dava a sua contribuição. E enquanto um a um se juntava à música o pequeno estúdio enchia de pessoas que não se demoravam para entrar no clima e ensaiar algumas danças. Para fechar com chave de ouro, incluímos o coro e as palmas, quando contamos com alguns alunos do projeto.

A música conta ainda com a participação de André Dávila que faz algumas “chamadas” e ainda atua como promotter e produtor visual.  A produção contará ainda com um vídeo que irá será exibido em emissoras de tv do Haiti.

O resultado dessa experiência, mixto de reggae, rara, samba de roda e capoeira, já está sendo veiculado nas rádios. E em breve estará na “passarela” haitiana.

About these ads

4 Respostas to “Samba e Capoeira no Carnaval do Haiti”

  1. Aline Xerife said

    Iê Saudade,
    Parabéns pelo excelente trabalho que você está realizando e proporcionando aí no Haiti.
    Continue assim, firme e forte.
    Beijos,
    Aline Xerife

    • flaviosaudade said

      Iê Xerife, felicidade ver o seu comentário?

      Desculpe não ter respondido antes, estamos na correria e sabe como é… Como vão as coisas? Soube pela mestra que vocês se mudaram, não? Em março devo ir ao Brasil e farei uma visita.

      Muito Axé para todos

      Saudade

  2. Flávio Conrado said

    Olá Flávio. Está uma maravilha seu blog ou do projeto. Excelente trabalho que vocês estão fazendo. Viva Rio como sempre nos inspirando a seguir solidários e cidadãos. Abraços contrastantes (estou aqui no Canadá, o contraste com o Haiti é absoluto, mas seguimos na luta).

    • flaviosaudade said

      Grande Flávio! Como você está meu camarada?

      Muita felicidade receber notícias tuas. E imagino que seja um grande constraste, principalmente no que se refere ao clima. Agradeço pela visita e fico contente que tenha gostado. O blog é nosso, pois, tenho certeza, tudo que se faz aqui tem um poquinho de cada um, queridos amigos, companheiros de jornada que seguem na luta por um mundo melhor, confiando e trabalhando acima de tudo.

      Muito sucesso para você e forte Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: